Através de uma Medida Provisória lançada em 5 de junho, o governo federal confirmou o lançamento do programa Desenrola Brasil. Desde o início do mandato como ministro da Fazenda, Fernando Haddad tem feito anúncios sobre esse projeto. Por meio dele dívidas de até R$ 5 mil poderão ser negociadas, e os consumidores receberão pelo menos três opções para pagamento.

Estar com o nome restrito é sempre bem desconfortável. Além de não conseguir empréstimo pessoal, o cidadão não tem acesso a cartão de crédito, a sua pontuação de score fica baixa e em uma emergencial é praticamente impossível ter acesso a diferentes créditos no mercado. O objetivo do Desenrola Brasil é justamente dar alívio financeiro para esse público.

A expectativa do governo federal é de que 70 milhões de pessoas sejam diretamente atingidas, e finalmente consigam zerar suas contas. O público será atendido em duas faixas. Na primeira a negociação será para quem tem renda de até dois salários ou está inscrito no Cadastro Único, com dívidas registradas até 31 de dezembro do último ano. A segunda será para endividamento direto com os bancos.

Desenrola Brasil dará três opções de pagamento

A negociação pelo Desenrola Brasil deve acontecer em uma plataforma online, ainda sem data para ser lançada. A expectativa é de que o sistema fique disponível em meados de agosto, e por meio dele os devedores possam acessar todas as pendências que estão em seu nome. Vale para dívidas que somam até R$ 5 mil.

As informações já divulgadas pelo governo federal por meio da Medida Provisória que criou o programa indicam que haverão três formas de pagamento:

  • À vista: redução parcial do valor da dívida original a ser paga em cota única;
  • Parcelamento: nesse caso haverá uma espécie de financiamento, o devedor vai contratar crédito com um banco para que este quite as dívidas que estão em seu nome. O pagamento desse crédito deve ser feito em até 60 meses com taxa de juros de até 1,99% ao mês;
  • Direto com o agente bancário: o banco é quem vai oferecer as condições de pagamento ao devedor.

No caso da segunda opção, o financiamento poderá ser pago por PIX, débito em conta ou boleto bancário. O primeiro vencimento fica marcado para 30 dias após a negociação.

Autor

  • Marcelle holds a degree in Journalism from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). With experience in communications and specialization in the areas of finance, education and marketing, she currently works as a writer for Guia Benefícios Brasil. Her job is to research and produce clear and accessible content on social benefits, government services and relevant topics to help readers make informed decisions.  

    Ver todos os posts