Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Bucal, em 20 de março, o Governo Federal anunciou planos para ampliar os serviços em 2022, com um investimento de R$ 1,6 bilhão no programa Brasil Sorridente. Este programa tem expandido o acesso ao tratamento odontológico dos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, mais de 5,2 mil municípios oferecem serviços de promoção, prevenção e tratamento bucal para todas as idades na rede pública de saúde.

### Programa Brasil Sorridente

O principal objetivo do Brasil Sorridente é fornecer serviços por meio da Atenção Primária. As equipes das Unidades de Saúde da Família contam com dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal que atendem, especialmente, em áreas de difícil acesso, como comunidades rurais, ribeirinhas e população em situação de rua. Na Atenção Especializada, que inclui serviços como cirurgias e próteses, destacam-se a criação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e a ampliação dos pontos de apoio à rede de assistência através dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, que facilitam a promoção, recuperação e reabilitação em saúde bucal.

Em 2021, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,5 bilhão no programa, disponibilizando serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.

Para mais informações sobre o Brasil Sorridente, visite: [https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente](https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente)

### Como acessar os serviços

A porta de entrada para os serviços de saúde bucal é a Unidade de Saúde da Família ou a Unidade Básica de Saúde. Os interessados podem encontrar essas unidades no aplicativo ConecteSUS. É necessário cadastrar-se, fazer login e acessar a opção “Rede de Saúde”. No menu, estarão listados todos os serviços oferecidos pelo SUS, incluindo “Saúde Bucal”. Basta clicar para visualizar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas que oferecem esse atendimento.

Além disso, a população pode obter informações sobre os pontos de atendimento disponíveis diretamente na Secretaria de Saúde do município ou dirigir-se até a USF/UBS mais próxima, onde os profissionais estão capacitados para fornecer orientações.

Autor

  • Marcelle holds a degree in Journalism from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). With experience in communications and specialization in the areas of finance, education and marketing, she currently works as a writer for Guia Benefícios Brasil. Her job is to research and produce clear and accessible content on social benefits, government services and relevant topics to help readers make informed decisions.  

    Ver todos os posts